quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IMPORTÂNCIAS

Os meses de agosto e setembro pra mim, particularmente tem um significado especial.
Especiais sim porque falam de vida.
No mês de agosto perdi meu pai e isso foi muito triste.
Anos depois, no mesmo mês de agosto perdi meu 2º filho.
Muito tempo depois a gente aprende que essas coisas tristes te ensinam. Mas até lá demora e dói muito, muito.
Na minha infância, setembro era um dos meses preferidos. Sim porque na minha cidade tinha a comemoração do Dia de São Cosme e São Damião dia 27 e aí era criançada nas ruas, entrega de doces, uma festa! E neste mesmo dia aniversário do meu pai...significava almoço caprichado e pudim de leite condensado. Uns dias antes era o da minha mãe, dia 12. Sempre rolava um bolinho a família em casa, presentinhos para abrir... que bom termos essas lembranças!! Somos privilegiados por isso!
Depois já casada acrescentei no mês de agosto o dia do aniversário da minha sogra, dia 23. E no de mês de setembro o do meu filho Maurício, dia 18.
Minha sogra completa 91 anos...minha mãe 82...
Deixo as reticências porque é uma coisa pra se pensar. Pensa aí comigo...viver tudo isso...vc tem essa expectativa? Eu tenho! Ai como quero viver, como quero participar de tudo, já falei sobre isso aqui em outro post...quero viver uns 400 anos.Pode ser Papai do céu?
Ja ouço Sua voz grossa me dizendo lááá do lado de lá: Aham Irma, aham!!
Viver assim, tanto assim...
Tem a sogra da minha cunhada: 99 anos completos dia 13 de agosto (olha o agosto aí de novo), mas ela tadinha já tá "baiúca" e viver assim, não deve ser muito bom.
Nas pessoas de mais idade que vejo no meu dia a dia, percebo um pouco daquela dependência de criança. Gostam do carinho, da atenção, de se sentirem importante. Opa, mas perae...isso de querer carinho ou de querer atenção precisa ser mais velho pra querer? Ai ai...
Gente mais velha requer cuidado.
Isso...cuidado. Mas cuidado também é bom em todas as idades.
Bom então são cuidados especiais.
Criança também, seu amor também, você também , é claro.
Coisa confusa não é?
Talvez não. É simples quando se faz com amor.
Uma vez eu li assim que é o amor e não o tempo que cura todas as feridas.
E não é que é mesmo?
Pensa aí...

Bem...estou indo ver minha mãe, afinal é aniversário dela. Vou lá ficar com ela, dar carinho, beijinhos... essa coisas de amor!

Na verdade o que se tornou importante pra você ao longo da sua vida?
Aos 47 dou muita importância a minha saúde.
Doeu? Tá estranho? Vai examinar, minha filha...
Aos 17 queria saber se meu bronzeado estava de arrasar...
É importante ter um plano de saúde nesse mundão velho de meu Deus...
Importante é ter saúde para fazer planos.
Importante ter fé.
Importante ter um companheiro ao seu lado.
Ter filhos.
Tomar chá.
Praticar a paciência.
Ter amigos
Ossos fortes.
Poderíamos, eu e você, fazer uma lista longa dessas importâncias. Sem querer estaríamos fazendo mentalmente uma lista de coisas desnecessárias. São lixos na sua vida. Pegue os que são recicláveis e mude-os. Os que são da terra comer, enterre bem fundo.

Pensa aí que já estamos no mês nove...a vida passa rápido, ela tem pressa. Ô D. Vida, não é por nada não, mas poderia ir mais devagar?
Pra que toda essa pressa?


( Hoje é 31 de agosto - comecei esse texto semana passada, mas finalizei-o hoje.)
 Por Irma Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário