segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DAQUI ATÉ ATENAS

Na semana passada ouvi uma história absurda sobre uma jovem que usou cola ao tentar esconder do noivo que não era mais virgem. Pesquisei na internet e realmente vi a notícia. Depois de rir e comentar o absurdo do fato fiquei analisando o Absurdo do Fato. Sim porque a primeira coisa que me vem a cabeça é de que isso é um absurdo. Em pleno século 21, Jesus Amado.
Mas a cabeça gira e não paro de pensar o que realmente essa moça representa. Ela é carioca, o que nos leva a pensar numa jovem de pensamento leve e de relacionamentos modernos. Mas isso não combina com sua atitude, concorda? E o noivo? Que tipo de relacionamento é esse? Não conversavam? Não criaram intimidade...ela não se sentiu a vontade ou segura pra contar da sua vida... que casamento seria esse então?
Bem aí vou mais além ué...quem é que manda na elasticidade do pensamento? Então tá: Pensei nas mulheres sem direitos, nas mulheres que usam Burca, nas mutiladas da Africa, nas anoréxicas todos essas e outras mais ainda dependentes de um conceito seiládoque que lhes tira a capacidade de ser feliz. De serem escravas de si mesmas como essa noivinha.
Lembrei também das Mulheres de Atenas. Quem melhor que Chico Buarque para retratá-las? Chico e sua alma feminina. Seus olhos verdes enxergaram além e musicaram a vida dessas criaturas "Helenas".
As Helenas do Chico vivem por seus maridos e filhos. O orgulho de Atenas. Não tem sonhos, não tem vontades. Vivem a tecer longos bordados para que ao terminá-los quem sabe o marido teria chegado de suas batalhas. E nessa chegada elas estariam perfumadas, banhadas e arrumadas para agrada-los. E se não voltassem? Elas seriam as viúvas conformadas às suas novenas.
Lendo a letra, a gente pensa numa coisa distante, uma lenda, uma literatura.
Daí a gente lê essas coisas no Jornal da banca da esquina ou na quina da página da internet e percebe que as Helenas ainda estão entre nós... um tiquinho mais moderninhas, é verdade. Mas ainda se mirando no exemplo daquelas mulheres de Atenas.

Querem conferir essa maravilha? Solta o som aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário