sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PROFESSOR



VOCÊ SABIA?

Dia 15 de Outubro Dia do Professor


Você sabe como surgiu o Dia do Professor?
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar–se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou–se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
**********************************************************************************************************************************************************************************
E o que eu vou comentar?

Estou desde quarta feira pensando o que vou escrever sobre o Dia dos Professores.
Minha familia é praticamente uma "Sala dos Professores" .... tia, irmã, cunhada, sobrinha...uma penca...
E eu nem vou comentar?
Vou sim....
Tenho muito orgulho dessa família de professores...de minhas amigas professoras e tenho orgulho da professora que eu fui um dia e que humildemente ainda me considero, porque afinal, entre todas as "obrigações" de uma mãe uma que nunca se acaba é a de ensinar e prender!!
Profissão cheia de dores e amores....
Mas no final o que a gente leva desses dias de sala de aula são os carinhos e as atenções...os sorrisos e a satisfação de dever cumprido.
As dificuldades?
São muitas...inúmeras: falta de reconhecimento, salário baixo, falta de recursos, pais ausentes, crianças, jovens envolvidos com tudo e com nada, governantes que já esqueceram que sentaram em bancos escolares....
Por tudo isso... PARABÉNS!!
Que Deus abençoe abundantemente a todos!!

Por Irma Brazil

2 comentários:

  1. Muito legal saber um pouquinho mais sobre os professores... e tbm deixo registrado aqui meus Parabéns à eles, que sempre estão cheios de vontade de ensinar em qualquer situação e mesmo enfrentando todas as dificuldades que vc citou ainda gostam do que fazem. PARABÉNS

    Bjokas tiaa

    ResponderExcluir
  2. Maninha, amei tudo q vc disse! Não é uma vergonha eu, professora a tantos anos, desconhecer a origem do dia dedicado a mim?! Aff... Valeu! Mais uma informação para o meu caderno de Cultura Geral! Beijos! Amo-te!!

    ResponderExcluir